2º Via - Boleto Bancário.
Entre em Contato
(81) 3433-0536
das 09:00 as 17:00
Logotipo
TANATOPRAXIA

HIGIENIZAÇÃO DOS CORPOS

É UM PROCESSO DE LIMPEZA SUPERFICIAL PARA O VELÓRIO, QUE RETIRA IMPUREZAS EXISTENTES E MELHORA A SALUBRIDADE. A TÉCNICA É REALIZADA ATRAVÉS DE BANHOS QUE UTILIZAM PRODUTOS DESENVOLVIDOS ESPECIFICAMENTE PARA ESSA FINALIDADE. ESTE PROCEDIMENTO FICA DE MODO NÃO APARENTE E NÃO CONSTRANGE AS PESSOAS QUE VÃO SE DESPEDIR DO ENTE QUERIDO.

TANATOPRAXIA

TANATOPRAXIA É A PRÁTICA DE CONSERVAR O CORPO, “PÓS-MORTEM”, ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE INJEÇÃO DE LÍQUIDOS ESPECÍFICOS, TAMBÉM CONHECIDA COMO A ARTE DE RESTAURAÇÃO OU RECOMPOSIÇÃO CADAVÉRICA, CUJA FINALIDADE É MANTER A APARÊNCIA NATURAL DO CORPO APÓS A MORTE, SEMELHANTE A QUE ELE APRESENTAVA EM VIDA, EVITANDO OS EFEITOS NATURAIS DE PUTREFAÇÃO E FENÔMENO PÓS-MORTE. GRAÇAS A TANATOPRAXIA, OS SERVIÇOS FUNERÁRIOS PASSARAM A CONTAR COM A POSSIBILIDADE DE PROLONGAR O TEMPO DO FUNERAL, DANDO OPORTUNIDADE PARA QUE FAMILIARES DISTANTES TAMBÉM POSSAM PARTICIPAR DOS ATOS FUNERAIS, OU MESMO PARA QUE A FAMÍLIA POSSA PERMANECER MAIS TEMPO NO VELÓRIO. SERVE, TAMBÉM, PARA QUE O CORPO POSSA SER TRANSPORTADO A GRANDES DISTÂNCIAS PARA O ENTERRO, BEM COMO PARA CUMPRIR COM AS DETERMINAÇÕES LEGAIS PARA O TRANSLADO.

A TÉCNICA JÁ ESTÁ AMPLAMENTE DIFUNDIDA EM TODO O MUNDO, SENDO ALGO QUASE CORRIQUEIRO. EXEMPLO RECENTE DISSO FOI A UTILIZAÇÃO DA TANATOPRAXIA NO CORPO DO PAPA JOÃO PAULO II, NO CASO PARA PERMITIR QUE OS ATOS FUNERAIS E AS HOMENAGENS AO PONTÍFICE PUDESSEM SER REALIZADAS COMO PROGRAMADO PARA ESSAS OCASIÕES. O PRINCIPAL OBJETIVO DO USO DA TÉCNICA É, NO ENTANTO, CONFORTAR A FAMÍLIA NO SEU SOFRIMENTO PELA PERDA DO ENTE QUERIDO, DANDO-LHE UMA APARÊNCIA AGRADÁVEL E MINIMIZANDO OS EFEITOS DO SOFRIMENTO OU DA ENFERMIDADE, QUE FICAM NEGATIVAMENTE MARCADOS NA MEMÓRIA AFETIVA DA FAMÍLIA. A TANOTOPRAXIA TEM POR OBJETIVO, AINDA, EVITAR A PROPAGAÇÃO DE MOLÉSTIAS CONTAGIOSAS E DOENÇAS PARA A COMUNIDADE, VISTO QUE COM ESSA PREPARAÇÃO O CORPO RECEBE UM TRATAMENTO ESPECIAL COM SUBSTÂNCIAS GERMICIDAS.

OUTRO PONTO IMPORTANTE A SER OBSERVADO, LIGADO À TÉCNICA, É QUE ELA PERMITE QUE O CORPO SE APRESENTE RECONSTITUÍDO PARA O VELÓRIO, NO CASO DE VÍTIMAS DE ACIDENTE OU QUE POR OUTROS OBJETIVOS TENHA O CORPO SE DESFIGURADO, OU MESMO EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO, POIS COM A RECONSTITUIÇÃO E PREPARAÇÃO CESSAM-SE OS EFEITOS PÓS-MORTE E EVITA-SE, ASSIM, O USO DE ATAÚDES FECHADOS OU LACRADOS QUE IMPEDEM A FAMÍLIA DE VER SEU ENTE E O VELAR COM A DIGNIDADE MERECIDA PELO FALECIDO.